quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A evolução da espécie nacional... ou então não!

Crê-se em Darwin como o mais sábio estudioso da espécie humana. Mas a evolução (?) do homem espanta-me, por vezes, tais são os ícones que me remetem para uns milhares de anos atrás... A Maitê Proença que o diga, passando de diva, símbolo sexual ou coisa que a valha, para a mais reles e desprezível besta, "apenas" por falar e caracterizar o tuga, nomeadamente a eleição de Salazar como o homem mais importante do século XX (e acho que chega) por parte do povo lusitano... mas com sotaque brasileiro. O Herman fá-lo há anos e rimo-nos à boa maneira desdentada do Emplastro, mimando-o com saudáveis e cúmplices gargalhadas. Mas enfim... Nunca gostámos muito que sejam os outros a apontarem-nos defeitos, até porque, aos nossos olhos, poucos ou nenhuns teremos. Mas, ainda assim, para isso estamos cá nós.
Cuspimos e cuspimo-nos diária e consecutivamente. Os nossos telhados raramente são de vidro e, emiscuídos da modéstia presidencial, raramente temos dúvidas e nunca nos enganamos. Por isso podemos cuspir, e coitado daquele que não o faça! Panisgas!!!
Só temos razões para enchermos a peitaça ao mundo desenvolvido: temos o Sócrates como Primeiro, o Queiroz na selecção, o Isaltino em Oeiras, o Jaime Silva na agricultura... Temos motivos de sobra para transbordar o orgulho de soberba e da lusa vaidade de quem, com a altivez afonsina, defende os mais de 800 anos de história... e de estórias.
Mas temos mais... Temos escutas, o Vale e Azevedo a passear em Chelsea, o Padre Federico a mamar caipirinhas (atenção que eu não disse criancinhas!) em Copacabana, o Paulo Pedroso a deputar, o Barroso a sorrir-nos de Bruxelas, o Mário Soares a sorrir-nos de cá, e temos o Zé Povo a rir-se disto tudo, orgulhoso da nação que tem centenas de anos de história e que, agora, viu a sua boa honra ser beliscada por uma brasileira que, em tempos, o mesmo Zé Povo quis beliscar!
"Uma pessoa de vez em quando tropeça sobre a verdade, mas na maioria das vezes levanta-se e continua andando.", Winston Churchill dixit... Peço desculpa à alma lusa pelo autor ser estrangeiro, mas também não acredito que se refira aos portugueses... por certo que não! É que a verdade tratamo-la por tu, mal, mas por tu...
Maitê, vá diz comigo, "Façam favor de serem felizes"!
Assim, tudo bem...

Sem comentários:

Enviar um comentário