quarta-feira, 7 de julho de 2010

20 Kms...



É sempre ao fim da tarde...


Mais um dia. Virei costas à cidade. Não quis ficar. Achei o sol impiedoso demais para lhe dar o privilégio da minha idolatração, por ora. Não é a primeira vez que acontece. É curriqueiro, aliás. Tenho sempre saudades do Inverno, do minimalismo nas árvores, do cinzento e da chuva, do frio. E embora reconheça o deslumbre de um trigo pintado a ouro na rigidez fervilhante das tardes de Julho, teimo sempre em lembrar-me de que é no final do ano, no auge das lareiras e dos capotes, que tudo me faz mais sentido.
Hoje, a exemplo de tantos dias, voltei para casa com uma dolência bizarra, uma saudade sacana que não me deixou nem por um segundo ao longo de vinte quilómetros. A dolência é-me natural, intrínseca. A saudade nem por isso, não é de nada nem de ninguém, julgo. É apenas saudade, como se a sua natureza não precise de justificação. Carrega-me esta tendência doentia de a alimentar como se de um último Fado se tratasse, como a noite que no horizonte se apresta seja a despedida renovada, uma vez mais trazida sem aviso prévio.
Assobio, canto, mas nada resulta desta vez... Agonia-me o sufoco da inércia, o sol fugidio, o precipicio de sonhos, o medo do fim, não da morte, mas do fim de tudo o que amo numa vida que teima, sem rodeios, em me juntar à solidão do crepúsculo e me esconder do que de mais belo ele traz a esta terra.
Cheguei a casa. O sol desapareceu. Há um hiato de minutos intermináveis em que o mundo pára e onde apenas existe o sul. Sem norte... a alma desassossega-se e resigno-me num sádico cigarro. E é então que vinte quilómetros podiam muito bem ser 100 anos de Garcia Márquez...
E é sempre ao fim da tarde...

5 comentários:

  1. Aprendemos a viver o sol sem inércia, sem o deslumbramento estupidificado, sem a obrigatoriedade de sol e sorrisos e sem a vontade "excitadazinha" de os Amores estupidos de verão, que tantos acham fundamentais para o seu crescimento!... Enfim o Sol é uma fonte de Energia Fantástica para um Inverno ainda mais confortável...

    ResponderEliminar
  2. ... E a chegada vale bem menos do que a procura... Vestimos o desassossego, mas não podemos ser atropelados por ele... Como me reconheço nas tuas palavras!

    ResponderEliminar
  3. ...e por falar em saudades... tenho saudades de certos amigos que desapareceram na imensidão do Alentejo!!!

    Um beijinho grande Carla

    ResponderEliminar
  4. Carlos belo testo de prosa e tão poético ao mesmo tempo.
    Obrigado
    Jó Gingão

    ResponderEliminar