sábado, 6 de junho de 2009

Albânia, a potência!



Hoje, mais uma vez, Portugal inteiro fez de uma pequena nação chamada Albânia a "Laranja Mecânica" dos anos 70. Gigante, implacável, sádica e instransponível. Pelo menos foi este o quadro que se pintou. E se não é menos verdade que cá para mim esperava que o nosso Benjamim (agora capitão) CR7 e mais 10 ganhassem destemidamente o alento para o futuro, a realidade é que, mais uma vez, fomos pequenos, ainda que vencedores, mas vencidos por aquilo a que José Gil apelidou de "O medo de existir".
À boa maneira lusitana, falta determinação, arreganho e pertinácia para que se assuma seja lá aquilo que for.. Um Mundial de futebol, mas podia ser também um par de meias ou um pires de tremoços, se bem que neste último caso somos, como se sabe, ímpares e sábios.
Somos limitados no sonho, medrosos no risco, e numa verdadeira "entrada e pés juntos fora de tempo" cremos vergonhosa e implicitamente que somos sempre os mais que tudo do Zé Povo e que a descoberta de Novos Mundos do quinhentismo saudoso se perpetua, hoje, nas chuteiras do "Melhor do Mundo" (cá está!) do futebolismo. E assim, com a arrogância que nos distingue enquanto latinos e com a sobranceria secular de sempre, esquecemos o suor e a obstinação da luta pela vitória... preferindo naturalmente a moral e os bons costumes de eternos vencedores.
E é assim que a Albânia se nos parece, por um dia, como uma das mais poderosas selecções mundiais. Ou não.

1 comentário:

  1. Nao foi ha muito tempo que o Cristiano Ronaldo fez uma entrevista na RTP e disse: Se todos os jogadores da selecção jogassem como ele, a mesma estaria em melhor lugar. Meu amigo o problema da selecção nao são os teus companheiros, mas sim tu, que és um egoísta, e lá porque foste considerado o melhor do mundo, queres fazer tudo sozinho. Hoje por exemplo. Foste um zero à esquerda, sem coordenação, sem ritmo e no fundo....um menino, que está à espera, que a mamã lhe dê a mamadeira. No final do jogo com o Barcelona, se tu visses a tua beiça, até dava para rir! hehe Putos do cara***! Já agora ó Carlos...pode-se "dizer" por aqui asneiras...ou nem por isso?? Ah, só para terminar...CR7, bem sei que visitas este blog com frequência e como tal...pá...sem rancores, ok?? Até porque tens uma piscina interior espectacular....um grande abraço!

    Sérgio Guerreiro

    ResponderEliminar